Suporte

News

Publicado em 19/08/2020

Ensino Híbrido: a tecnologia transformando a forma de ensino

A integração de tecnologias digitais promovem um aprendizado interativo e dinâmico, que veio para ficar

A metodologia de ensino híbrido, também conhecida como blended learning ou semipresencial, fazendo uso das tecnologias, proporciona aos estudantes uma maior convivência com diferentes realidades e absorção de uma gama de informações.

O desafio de ensinar para uma geração multifacetada, hiper cognitiva e capaz de viver múltiplas realidades presenciais e digitais ao mesmo tempo, desenvolveu o modelo de ensino híbrido. Mesclando aulas onlines e presenciais, este modelo tem as soluções tecnológicas de videoconferência e colaboração como suas maiores aliadas, na tarefa de integrar alunos, professores e conteúdos.  

A especialista e coordenadora do curso online sobre ensino híbrido do Instituto Península e da Fundação Lemann, Lilian Bacich, acredita que no ensino híbrido, “O papel desempenhado pelo professor e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino tradicional. As configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com as tecnologias digitais”. 

A Tecnologia na educação

A educação 3.0, onde a tecnologia se torna uma fundamental ferramenta, requer uma certa mudança no ritmo atual de aprendizado. Juntamente com a combinação das experiências e tecnologias digitais, o espaço de aula e tempo são reorganizados e os papéis do professor e do estudante demandam maior autonomia e engajamento. Dessa forma, cada aluno torna-se um membro ativo em sala, com conhecimentos diversos e colaboração no aprendizado dos colegas. 

A Account Manager para o mercado de Educação da empresa absolut technologies – integradora global de soluções em vídeo-colaboração, Arlete Berlarmino, diz que procura mostrar às instituições, opções tecnológicas simples e com eficácia comprovada para que elas divisem a abrangência de benefícios que a tecnologia traz para este mercado. “Normalmente eu procuro apresentar soluções colaborativas no sentido mais puro da palavra. Como por exemplo, a realização remota de aulas, softwares que possibilitam o compartilhamento de conteúdo pelos celulares, sistemas de microfones, e outras opções que ampliam as oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula”, afirma.

As opções de soluções colaborativas oferecidas pela absolut technologies são muitas, adequadas aos diversos tamanhos e formatos das instituições. O portfólio vai desde a integração de plataformas como Microsoft Teams e Google Hangouts. Assim como ferramentas que integram equipamentos de diferentes tecnologias, como a plataforma Pexip. Além de sistemas de fabricantes líderes como Sistemas Crestron, Shure, Logitech, Barco entre outras. Toda integração é acompanhada de total suporte in loco ou remoto, com o cuidado de ter o máximo aproveitamento da infraestrutura já existente evitando despesas desnecessárias. Essas soluções originaram como resultados de constantes pesquisas de mercado e antecipação da empresa sobre esse tema. 

Como as instituições aplicam o ensino híbrido?

Faz-se necessário traçar um plano estratégico de infraestrutura educacional; definir a orientação pedagógica, formação de professores; estabelecer cronograma de aulas e modos de avaliação. Assim como, é preciso reestruturar o conteúdo de forma coesa e linear, avaliar se há tecnologia adequada para complementar as aulas presenciais. E por fim, escolher a plataforma digital, delineando um plano de estudos.

Além de ser um grande aliado ao currículo escolar, o ensino híbrido é amplamente aplicado em empresas. Independente do porte ou da área de atuação. A flexibilidade desta modalidade híbrida de aprendizagem, é uma das maiores vantagens para aperfeiçoamento profissional, promovendo treinamentos corporativos interativos e dinâmicos.

A aplicação do ensino híbrido no mundo corporativo traz uma série de benefícios para todos os interessados. Em síntese, maximiza recursos, promove engajamento, reduz custos e impacta de forma positiva a produtividade.

Confira o que a mídia está falando sobre este tema:

MTI Tecnologia 

segs

Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos

Solicite um orçamento ou informações sobre nossos produtos e serviços.

Digite seu nome

Digite um e-mail válido

Selecione uma filial