Sistemas de gestão: Organize sua rotina!

Existem diversas formas de administrar dados em uma empresa. Através do monitoramento de dados, é possível incrementar os serviços oferecidos, de forma que os clientes tenham suas demandas satisfeitas e o colaborador, mais motivado a produzir. Dessa forma, é imprescindível que uma empresa se organize, a fim de aumentar a sua produtividade. Com um sistema de gestão, as informações são coletadas e armazenadas de forma rápida e fácil de entender, ainda com a opção de personalizar a sua plataforma. Confira no texto abaixo!

O que é  um sistema de gestão?

Um sistema de gestão consiste em um software de última geração, que permite que as empresas acessem os dados e informações. Ele tem a capacidade de armazenar e processar grandes quantidades de dados e informações em tempo real, permitindo que as empresas obtenham informações precisas e atualizadas sobre suas operações. 

Neste texto, apresentamos alguns exemplos de sistemas de gestão. Mas antes disso, que tal saber sobre os seus benefícios?

Os sistemas de gestão oferecem inúmeros benefícios para as empresas, entre eles:

  • Maior sustentabilidade e segurança aos funcionários, pois com eles as informações restritas ao quadro de funcionários são mais bem protegidas. 
  • Podem melhorar índices de satisfação interna, já que os recursos disponíveis para todos os funcionários são mais práticos e acessíveis. 
  • Aumento da qualidade de vida dos colaboradores, uma vez que eles podem executar seus trabalhos de maneira mais eficiente, reduzindo os níveis de estresse e aumentando a produtividade.

ERP

Enterprise Resources Planning – ou, em tradução livre, “Planejamento de Recursos Empresariais”. Basicamente, o ERP é um “primo melhorado” do Excel. Trata-se de um software bastante usado para ajudar o processo de organizar e controlar informações. Sendo assim, o seu uso proporciona o controle financeiro, fiscal e contábil, possibilitando o acompanhamento de receitas e despesas, bem como o custo de tributos.

É dividida em 3 camadas: aplicação, banco de dados e framework. O ERP também conta com duas visões. Confira abaixo!

Visão departamental: é a visão que permite observar a manutenção dos processos em uma única tela. É um tipo de acompanhamento que dá mais segurança às empresas, uma vez que seu controle fica restrito ao pessoal cadastrado no quadro de funcionários.

Visão por segmento: esse tipo de visão permite que o software seja personalizado de acordo com noções e termos específicos de um departamento. Além disso, é possível a criação de módulos específicos para determinados nichos de mercado.

CRM

Já o CRM é o processo de gerir relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
A sigla em inglês para “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”, em tradução livre se refere ao controle de informações sobre os clientes, como os projetos realizados, quem foi responsável pelo contato, muito além de somente o nome da empresa e do colaborador.

Esse tipo de solução tem como o foco a relação com o cliente, e facilita a gestão por meio de uma visualização intuitiva das informações.
Para que um sistema de gestão funcione da forma correta, é necessário definir alguns indicadores. Os indicadores mais comuns são:

Indicadores de qualidade: Como o nome sugere, esse indicador monitora a qualidade de um produto, como o número de produtos que apresenta defeito, a quantidade de material e recursos humanos utilizada e também desperdiçada e a quantidade de tempo que a produção leva.

Indicadores de sustentabilidade: Monitoramento dos gastos de recursos como água, gasto de energia na produção, quantidade de lixo gerada, entre outros

Sendo assim, o melhor sistema de gerenciamento para a sua empresa é aquele que atende às suas demandas. Sendo assim, existem alguns pontos a se pensar que podem te ajudar a tomar essa decisão, como a usabilidade do sistema, disponibilidade de uso, elaboração de relatórios, entre outras necessidades.

Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos