O que é computação em nuvem?
Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia tem alcançado níveis nunca imaginados antes e o ser humano desenvolveu sistemas de armazenamento para guardar suas memórias, documentos, entre outros materiais importantes. Dessa forma, surge o armazenamento em nuvem e, em seguida, suas ramificações: nuvem pública, privada e nuvem híbrida. Sabe como essa tecnologia funciona? Confira tudo sobre nuvem híbrida no texto abaixo!
A computação em nuvem, ou “cloud computing” é a ponte que torna possível a integração de tecnologias. Consiste basicamente em serviços de computação sob demanda pela internet. Dessa maneira, ela fica responsável pelo armazenamento de conteúdo como bases de dados, fotos, entre outros. Alguns exemplos são o Google Fotos e iCloud.
Também, essa tecnologia está presente no dia a dia de todos, seja em redes sociais ou até no email. Sem a computação em nuvem, o avanço da tecnologia e da humanidade teriam sido muito mais lentos. Ela funciona por meio de sistemas de armazenamento – também conhecidos como “data centers“. Neles, existe a combinação de servidores, roteadores, firewall – provendo hardware (físico) e software como serviço. Mas não para por aí: o armazenamento em nuvem conta com algumas subdivisões, sendo elas as nuvens pública, privada e híbrida. Confira as definições de cada uma:
Nuvem pública
A nuvem pública é o sistema que está no mesmo prédio, em que os arquivos dividem um espaço físico junto com o de outras pessoas. Todo conteúdo fica dentro de uma mesma máquina e infraestrutura. Sendo assim, um bom exemplo seria o do Google Drive. Um alto número de pessoas tem alguma conta no Google. Desta forma, o conteúdo do Google Drive de todas essas contas fica guardado em um único lugar, que seria algum data center da empresa em questão.
Nuvem privada
Já a nuvem privada, diferentemente do sistema anterior, contém arquivos referentes apenas ao usuário. Dessa maneira, os dados ficam restritos e guardados em um ambiente mais seguro, confiável e com controle e acesso total sobre o sistema. Seu maior destaque é o alto nível de segurança. Então, um dos grandes usos seria para a intranet ou na hospedagem de banco de dados de uma empresa.
Mas e a nuvem híbrida?
De qualquer forma, como o próprio nome sugere, a nuvem híbrida representa um modelo de computação que combina os tipos de nuvem apresentadas antes. Assim, ela funciona como uma combinação de nuvens com o objetivo de integrar tecnologias. Dessa forma, ela se torna o condutor perfeito para oferecer e aplicar estratégias de interoperabilidade. De todo modo, ela combina aplicações de alta confiança da nuvem privada com o alto recurso de computadores oferecido pela nuvem pública. Sendo assim, empresas com nuvem privada fazem uso da nuvem pública pra ter uma aplicação fácil de atualizar.
Quais os benefícios do uso de nuvem híbrida?
Sabemos que existem bastantes tendências de mercado e a nuvem híbrida é a da vez. Então, ela é uma promessa e tanto para as empresas, oferecendo uma infinidade de benefícios ao ser aplicada. Confira:
Ela traz a promessa de versatilidade e a expectativa de maior gestão dos ambientes, e não para por aí: traz também a padronização que existe na nuvem publica para dentro das empresas, unida aos servidores locais que existem na nuvem privada.
Dessa forma, a nuvem híbrida mostra os seguintes benefícios:
- Reduz riscos
- Diminui custos
- Permite atendimento dos picos sazonais de demanda.
Além disso, a nuvem híbrida permite que a inteligência artificial seja aplicada. Dessa forma, acontece uma “democratização da tecnologia”. Ela oferece uma maior estrutura de segurança e o melhor de tudo é que não há restrição de tamanho para empresas que queiram aplicar a tecnologia de nuvem híbrida. Empresas de pequeno à grande porte podem implementar um sistema de nuvem híbrida.
Como funciona?
O processo é simples: ela utiliza os dois tipos de nuvem como um canal único e combinado. Assim, os dados e aplicativos podem ser transferidos entre plataformas sem nenhum problema. De qualquer forma, é necessário fazer upload dos dados no meio virtual, junto das cargas de trabalho, funções e rede ou redes privadas virtuais (VPNs), conectividade com um ou mais provedores de nuvem.
Diante disso, é sempre de extrema importância contar com a opinião de um especialista no assunto. Com a contratação de um profissional, o entendimento sobre tecnologias fica mais fácil e as questões são sempre tratadas por completo e respeitando o orçamento e preferências do cliente. Sendo assim, a absolut conta com diversos projetos de instalação de sistemas e tecnologias que tornam a rotina da sua empresa mais prática, como a nuvem híbrida. Entre em contato com o nosso time comercial e saiba mais!